Elaborar cerveja a partir de Kits é muito simples e tem um custo muito reduzido face aos resultados obtidos!!!

Antes de começar é necessário reunir todo o material indispensável para este processo. Para te ajudar criámos 3 Kits para o efeito que deverás escolher de acordo com a tua preferência e o que pretendes gastar, sendo que aconselhamos no mínimo o Kit iniciação Básico Mais:

Kit de iniciação Básico (Kit low cost) :

Composto por:

- Balde de fermentação 30L com borbulhador e torneira anti-sedimento

- Colher/espátula

-Termómetro autocolante

-Escovilhão para garrafas

-Mangueira 12mm - 1,5ml

Vê também os Kits iniciação Básico Mais e iniciação Básico Top, mais completos e aconselhados para quem pretende fazer cerveja "à séria", disponíveis na nossa loja, secção "Kits de Equipamento".

1º Passo

Escolhe o tipo de cerveja que pretendes fazer. Podes adquirir um Kit de extrato de cerveja na nossa loja, secção - Ingredientes - "Kits de extrato de cerveja". Ler as instruções específicas da receita.

2º Passo

Desinfectar todo o equipamento que vai ser utilizado neste processo (Podes utilizar o sanitizante que vem junto com alguns Kits, adquirir na nossa loja ou usar apenas alcoól 70% (atenção tem de ser mesmo 70%).

3º Passo

Aquecer o Kit em “Banho-maria” para liquidificar o seu conteúdo.

4º Passo

Despejar todo o conteúdo do Kit no fermentador, usar 2 ou 3 litros de água quente para “limpar” todo o extracto da lata.

5º Passo

Adicionar a água quente (23º - 25º) restante para completar o total da receita escolhida, bem como o açúcar ou extracto de malte se necessário. Numa 1ª fase aconselhamos a utilizar açucar. (o normal serão 7gr/litro. Ver descrição específica de cada Kit.)

6º Passo
Mexer tudo muito bem, e esperar que o mosto atinja uma temperatura de 23º.
7º Passo
Dissolver o conteúdo da saqueta do fermento em cerca de 200ml de água a 30º, num copo previamente desinfectado.
8º Passo

Passados 15 minutos, adicionar o fermento ao mosto, e mexer vigorosamente.

9º Passo

Fechar o fermentador, colocar um pouco de produto desinfectante no borbulhador, e deixar fermentar num local de temperatura situada entre 16º – 26º.

10º Passo

Passadas duas semanas, ou quando o borbulhador deixar de mostrar sinais de actividade, deve engarrafar o sua cerveja! Para tal, usar uma dose de açúcar entre 4 a 6 grama/litro de cerveja a engarrafar.

1. Ferver o açúcar total (por exemplo: 20 litros de cerveja X 5 g/l = 100 grama de açúcar) com um pouco de água, durante 15 minutos.

2. Colocar a calda preparada anteriormente, sem arrefecer, no fundo do balde de engarrafamento.

3. Trasfegar a cerveja para o balde de engarrafamento (onde colocou a calda de açúcar) minimizando a oxidação (usar uma mangueira, cuja ponta fica encostada no fundo do balde de engarrafamento).

4. Engarrafar usando a válvula de engarrafamento.

5. Fechar as garrafas. (as caricas também deverão ser sanitizadas mergulhando-as antes de iniciar o engarrafamento num dos 2 desinfectantes referidos anteriormente)

Nota: Podes usar açúcar branco ou amarelo. O amarelo irá escurecer a tua cerveja, se esta for de cor clara.

11º Passo

Agora é só aguardar 2 a 3 semanas até o processo de carbonatação estar completo.

12º Passo

Chegou o momento de surpreender os teus amigos e desfrutar a tua própria cerveja!!